06 julho 2012

A Filha da Minha Mãe e Eu, Maria Fernanda Guerreiro



A Filha da Minha Mãe e Eu da autora Maria Fernanda Guerreiro
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256



Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado – processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um.



A filha da minha mãe e eu é um livro que nos mostra a relação entre mãe e filha (apesar de não ser um relacionamento muito comum).
O livro se inicia com Mariana descobrindo que está grávida e a partir disso, passa a contar toda sua história no passado.

A história é narrada por Mariana, e assim ela passa a nos contar sobre a sua relação com seus familiares. O amor por seu pai era muito forte, sendo assim, Mariana se identificava muito com ele, ao invés da mãe. Helena, mãe de Mariana é uma mulher muito severa e em minha opinião muito cruel. No decorrer do livro, achei algumas cenas muito pesadas, principalmente o tratamento de Helena com sua filha.

Em todo tempo Mariana tentava se reconciliar com a mãe, fazendo de tudo para que ela a admirasse. Mas infelizmente Helena nunca reconhecia o amor da filha. Várias vezes senti raiva de Helena, por tratar sua filha tão mal. A mãe muitas vezes tinha ciúmes da própria filha com o marido... Talvez por isso ela se desse muito melhor com o pai.

"— Olha aqui, Mariana, presta atenção porque vou falar uma só vez quem tem que dar o último beijo no seu pai sou eu e não você! Eu sou a esposa dele! Você é a filha. Ponha-se no seu lugar, você está me entendendo?" 
Quando eu leio um livro, eu espero que ele me toque de alguma maneira. E apesar do título, o livro não nos deu o mesmo retorno.  Através da sinopse eu pensava que era uma relação normal, conturbada, mas normal. Toda família possuem problemas, mas acho que para um publico jovem, a autora se equivocou um pouco na escrita. Algumas cenas são bem fortes e deixou a desejar muito.

Outro ponto é a diferença de amor entre um filho e outro. Pode até ser que eu esteja enganada, mas no livro isso foi um pouco abordado. Para mim mãe é mãe, independente de qualquer coisa e ama seus filhos acima de tudo. Muitas vezes Mariana se mostrava a filha maravilhosa que era para agradar a mãe, mas nunca lhe foi devolvido esse retorno de mãe.

Mas não foi só decepção com Helena. Houve muitos momentos que gostei das atitudes, como salvar seus filhos de tudo e de todos. Ela sempre os protegiam, contra qualquer coisa que fosse. Essas atitudes me deixaram mais aliviada em relação a ela.

Para aqueles que esperam um livro de uma relação amorosa entre família e entre mãe e filha, eu não recomendo. Mas para aqueles que se interessaram pela leitura, eu recomendo sim. O livro nos faz refletir de alguma maneira. Smiley piscando

6 comentários:

  1. Tô vendo que vou sentir raiva dessa tal de Helena também!! Hahaha.. eu também achei que fosse ser um livro sobre uma relação menos conturbada, por exemplo, mais comum como briga entre mães e filhas ou coisas do tipo, não uma coisa mais pesada...

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  2. Você não é a primeira pessoa que diz isso sobre esse livro. :/ Eu já não estava com muita vontade de ler esse livro, agora eu to ainda menos.
    Eu pensava que o livro ia ser mais leve, sabe? Só demonstrando o que é ser mãe e o que é ser filha.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Um livro que recebi da NC e não tenho a mínima vontade
    de ler.

    "A mãe muitas vezes tinha ciúmes da própria filha com o marido..."
    Nas palavras do meu professor de Psicologia Jurídica:
    "essa mãe tem sérios transtornos". hahaha que coisa mais
    sem sentido.

    Concordo com o comentário da Milena, haha também
    vou sentir raiva dessa tal de Helena!

    Fiquei curiosa acerca de como termina essa relação.

    Adorei a resenha sincera.

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tô com esse livro aqui na fila de espera para ler. Nunca dei nada por ele... Mas vou ler e tirar minhas próprias conclusões. :) parece ser tenso, rs.

    Beijoooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi!
    Saudades mesmo hehehehe :)
    Assim que chegou, eu já tinha separado esse livro para ler, mas depois fiquei desanimada em razão de algumas críticas não muito positivas... Agora fiquei mais desanimada ainda, mas vou ler!
    Que horror a mãe ter ciúme da própria filha; pela quote que você colocou já fiquei irritada com essa mulher ahahahahaha
    Adorei sua sinceridade na resenha Mi, que ficou ótima!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha – Caminhos de Sangue
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland / @bookswonderland

    ResponderExcluir
  6. Eu leria esse livro só pelo enredo, é dificil escontrar livros que trata desse tipo de assunto, pais e filho. As resenhas delles estão bem balançadas, mas mesmo assim leria ele.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por acompanhar o DivertLetras com a gente!
Sinta-se em casa para comentar, sugerir e opinar por aqui ;D

 
Layout de Giovana Joris