15 setembro 2011

Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes


O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë



Editora: Lua de Papel
Número de Páginas: 292
Classificação:

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. “Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.

"Não sei vocês, mas quando eu leio um livro, me envolvo totalmente com a história, o enredo e o momento. Com O Morro dos Ventos Uivantes não poderia ser diferente; terminei de ler o livro há cerca de três dias e ainda me encontro um tanto quanto atormentada com a história dos personagens.

A história se passa em duas propriedades vizinhas, a Granja dos Toldos e o Morro dos Ventos Uivantes. Tudo de se inicia com a chegada de um novo inquilino pra Granja, o Sr. Lookwood, intrigado com a hospitalidade ou falta dela, dos responsáveis pelo local e por um nome que não lhe saia da cabeça, resolveu investigar a história dos moradores. A história é contada pela governanta da casa, Ellen Dean ou Nelly, como você preferir.Nelly conta a história de amor entre Catherine e Heathcliff, e o que isso gerou para seus descendentes. 

O romance presente no livro não é nada romântico, é cheio de ódio, rancor, dor e angústia.Catherine e Heathcliff 'se amam' desde a infância, onde cresceram juntos, no entanto após a morte do pai de Catherine, foram obrigados a se distanciarem, mesmo que isso dilacerasse suas almas e corações. Após um tempo longe, ele reaparece, o que acende a chama de amor e ódio dos dois, quem disse que esses dois sentimentos não andam lado a lado?Um trio amoroso se forma entre Catherine, Linton e Heathcliff, algo que vai fazer a vida deles cada vez mais torturante. Um amor e suas escolhas 'erradas' que podem levar um coração a loucura. Tanto sentimento, passa de geração em geração, trazendo mais dor e amargura aos que já foram e aqueles que ficam.
“ Mas o meu amor por Heathcliff é como as penedias que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou o Heathcliff. Ele está sempre, sempre, no meu pensamento. Não por prazer, tal como eu não sou um prazer pra mim própria, mas como parte de mim mesma, como eu própria."
Catherine - página 75
Não posso falar muito pra não dar spoiler aqui, mas o livro é realmente maravilhoso e intenso, Nelly, que entregou sua vida a cuidar desses personagens, nos conta a história de uma forma que parece que estamos em sua presença e que fazemos parte de tudo aquilo; com isso odiei alguns personagens em muitos momentos, tive pena de outros, vários sentimentos tomaram conta dessa leitora que vos falam. Ao longo de minha leitura, foi impossível de não lembrar do demônio Lasher de Anne Rice, porque eu poderia dizer que Heathcliff exerce um poder de dominação parecido ao dele.

É difícil acreditar também, que alguém que tenha escrito uma história como esta, não tenha vivido nem uma parte dela. Por isso Emile Brontë é digna de nossa total admiração. Uma pena ter-nos presenteado com somente um livro."





Não deixe de visitar o blog da Natália e de segui-lá no twitter:


15 comentários:

  1. UAL!
    Esse livro tem na minha escola... Uma menina disse que não conseguiu terminar de ler pois era muito triste! hahaha...
    Ele deve ser bem legal!
    Fiquei curiosa!
    Parabéns pela estréia Nathi!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro,ele já esta na minha lista de quero ler a um bom tempo. Parabéns pela resenha,ficou ótima. Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Quero ler esse livro de tanto ser falado e tals asiajsisaj Otima resenha")

    ResponderExcluir
  4. Natália, adorei sua resenha!
    Você escreve super bem!
    Concordo totalmente com o que você disse sobre ser uma pena a Emily ter-nos presenteado só com um livro!
    O Morro dos Ventos Uivantes é mesmo incrível por todas as emoções que desperta e por todas as emoções que carrega na história!
    Enfim, é um livro que realmente nos deixa pensando sobre ele mesmo após termos terminado a leitura!
    Beijos e parabéns, estreou aqui muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ler esse livro! Preciso dele logo! haha
    Adorei a resenha (:

    Beijos;

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Milena! Já li O Morro dos Ventos Uivantes e amei! É o meu livro favorito! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Natalia,
    Meus parabéns pela resenha. Muito boa.
    Sinceramente, eu fiquei totalmente presa à ela até o fim e, ao terminar, fiquei fascinada pelo livro.
    Sempre leio coisas ótimas sobre ele, mas nunca tinha sido pega como fui agora.

    Eu sei que o livro esta sempre em promoção, mas por agora não estou comprando muitas coisas. Assim, que puder, vou comprar e ler. Porque adorei.

    Bjinhuxxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  9. Que capa maravilhosa! Assiti ao filme..vontade de ler o livro agora...

    Olá...Sou escritora e estou sorteando meu livro no blog
    Venha participar com a gente! Em Amazônia- um caminho para o sonho, o leitor conhecerá cinco personagens que vão acompanhá-lo durante toda a viagem. Vai se encantar com a beleza e exuberância de uma Amazônia tão brasileira! Apaixonar-se-á por Rafaela, a jovem aspirante a escritora, tímida e atraída pelo charmoso Tio de sua amiga. Poderá o amor se desenvolver até o final da viagem?
    Amazônia- um livro que te fará se apaixonar pela Brasil e te levará a uma viagem inesquecível.
    Tenho 2 blogs...mas aquele que estou acessando no momento é do meu livro:.
    Bjs - A autora
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu não consegui gostar desse livro rz. Só não abandonei a leitura pq era book tour :x

    Mas concordo que Heathcliff tem tudo de demônio rs

    Bjs
    Kel - it cultura

    ResponderExcluir
  11. oi, fiquei com muita vontade de ler depois dessa resenha incrivel, falam tão bem desse livro..

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenha Nati..
    Eu ja li esse livro ja tem alguns anos e me apaixonei pela história, que é arrebatadora! É uma pena mesmo que Emily Brontë tenha escrito apenas este livro. Atualmente encontra-se na minha estante aguardando leitura Jane Eyre de Charlote Brontë que ja me falaram que é tao esplêndido como o da irmã! Ja leu?
    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Emily sofreu muito durante toda sua vida! Mesmo não tento vivido como as personagens de seu livro, ela sofreu. Acho que justifica um pouco o ar sombrio do livro.
    Para ser sincera, eu comecei a ler e parei! Não aguentei a linguagem. Pretendo voltar a ler em breve, já que pretendo ser especialista em literatura inglesa... *-*
    Muito boa a resenha, até me faz querer ler o livro (até o fim).

    Beijones,
    Amanda Melanie
    A Dangerous Method

    ResponderExcluir
  14. Oiii adorei esse blog. bom, eu vie esse livro numa revista e resolvie pedir ele porque o nome da altora é emily bronte...e por coincidencia meu nome é emily. dai eu lie e amei, esse livro é facinante, ele é um dos melhores livros que ja lie.

    ResponderExcluir

Obrigada por acompanhar o DivertLetras com a gente!
Sinta-se em casa para comentar, sugerir e opinar por aqui ;D

 
Layout de Giovana Joris