31 agosto 2011

Resenha - Depois Daquele Beijo, Rafaella Vieira

Depois Daquele Beijo
Autora: Rafaella Vieira
Páginas: 183
Classificação:
                
Caterine é a nova menina na classe. Linda de morrer, interessada por livros, muito intensa, ela vira a melhor amiga de Michelle. Só que, durante o projeto de filmagem para a matéria de artes, as duas descobrem que um beijo pode ser perfeito demais – e mudar tudo o que acontece depois. Um romance teen ambientado em Recife, com todo o calor das praias de mar verde. A obra utiliza um tom leve e bem humorado para tratar questões típicas da idade, como festas, amigos, estudo, projetos de escola e namoros. Há a insegurança de um primeiro envolvimento e os exageros de adolescentes, mas a autora evita descrições de sensualidade. O lançamento faz parte do foco da Brejeira Malagueta de dar voz às jovens autoras nacionais que falem da homossexualidade feminina com autenticidade e sem preconceitos.

Depois daquele beijo conta a história de Michelle, uma garota de 16 anos, muito bonita mas que infelizmente se sente totalmente desorientada. Possui amigas chamadas Jasmine e Luílla, mais nunca se identificou muito com elas, tanto pelo modo de agir como de pensar.
Michelle nunca encontrou alguém que a fizesse ficar interessada, que mexesse realmente com seu coração. Até um dia em que entrou uma nova aluna chamada Caterine. Uma menina meiga e extremamente bonita. 
A partir daí, surge uma grande amizade, tendo como início o que vocês já imaginam :x! - hehehehe -,
O sonho de Michelle é se tornar roteirista ou escritora. Sendo assim, sua professora lhe passa um trabalha para fazer o roteiro de um "filme". Ao longo do ensaio, ocorre o que menos esperamos, as duas se beijam! - isso mesmo, se beijam -!,
Ao longo da história, imaginamos muitas e muitas coisas! mais depois percebemos que hoje é a coisa mais normal, apesar de muitas pessoas não concordarem com isso.

Michelle e Caterine decidem assumir isso para todos do colégio onde estudam. As duas passam a se "apoiar" uma a outra, pois precisam passar por muitas coisas. 

"A paixão é algo desconcertante , que surge quando menos se espera, devagar e rápida como uma brisa de verão. Eu estava certa de que havia me apaixonado por ela."

O melhor do livro foi a maneira como os amigos delas aceitaram toda essa situação! Em momento nenhum houve uma crítica em relação ao "namoro" delas - pelo menos dos amigos -. 
Claro que os pais ficaram intrigados e no começo tentaram não acreditar e tentar mostrar para elas que era só uma fase, afinal ambas tinham apenar 16 anos, o que ainda é uma criança propriamente dito, mas que já sabem exatamente impor o que realmente sentem.
O que me chamou a atenção também, foi a forma como a Rafaella soube valorizar a questão do amor, da compreensão. Tanto da parte dos amigos, como dos familiares. No começo sempre é difícil aceitar, mas depois tudo se ajeita!
Eu não tinha lido nada sobre homossexualismo! Gostei bastante da experiência e se surgir mais oportunidades como essa, lerei muito mais!
As personagens me chamaram bastante atenção. Principalmente Michelle e Caterine, que mostraram ser decidias, que vão em busca do que querem! Se todo mundo fosse assim, garanto que muito mais gente seria feliz! \o/
Devemos pensar mais no próximo, ver que todos nós somo iguais, independente de qualquer coisa, basta amarmos aquilo que nos faz realmente bem...
Na minha opinião, todos deveriam ler esse livro. Nos traz realmente uma lição de vida. 
Achei o livro bem divertido, super levinho. Amei a narrativa, as gírias do próprio local onde se passa a história - RECIFE - e também o tamanho do livro ajudou bastante. Achei super fofo! - parabéns Rafa - \o/

Quero agradecer a Rafa pela oportunidade de estar resenhando o livro! Eu simplesmente amei. Parabéns pelo trabalho! :)








8 comentários:

  1. Oiii querida, gostei demais da sua resenha!
    É uma maravilha ler opiniões positivas e bem escritas sobre meu livro!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Mii.
    Gostei da resenha, tipo não tinha me interessado neste livro, mas sua resenha me interessou.
    O preconceito é um tema muito tenso dependendo da forma que ele foi usado, neste caso a Rafa soube usar muito bem.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, e achei bem legal que o tema parece ter sido abordado com "leveza" e naturalidade, que na história as duas garotas não foram alvo de críticas, pelo contrário, tiveram o apoio dos amigos e da família.
    Infelizmente, na vida real ainda existe muita intolerância e preconceito em relação à homossexualidade. Sem dúvida, obras como essa são ferramentas importantes na construção da aceitação e no combate ao preconceito desde a juventude.

    Bj,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, Mi.

    Acho que já disse uma vez... Mas tive a oportunidade de ler o livro O Terceiro Travesseiro que até virou peça de teatro em São Paulo e tratava de uma história verídica...

    Algumas pessoas falam que sou "moderninha" de mais com minha opinião sobre opção sexual de cada um... Pq, sinceramente, acho super normal qualquer relacionamento (hétero ou homo) e acho que o que vale é o amor que as pessoas sentem e como elas se encontram.

    Parabéns à Rafa por saber abordar o tema com naturalidade =D

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei seu blog, visitando a primeira vez e seguindo.
    Me segue tbm! bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada sobre homossexualismo , então não tenho muito pra falar sobre.. Mas o livro parece ser bem gostosinho de se ler *.* Fiquei interessada, espero poder lê-lo um dia.

    Bjs :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi!
    Sua resenha está ótima ^^
    É legal ver que a autora soube abordar um tema complicado de uma maneira totalmente agradável e sem clichês!
    Quero ler ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Ahh sua resenha está otima!
    Eu li esse livro e amei mt, esta ate rolando um bt no meu blog ^^
    Gostei mt de como a rafa escreveu e como a historia foi desenvolvida... Tudo mt natural e gostei de como as meninas levaram a relação, a aceitação o apoio... Sem contar as duas graças do livro: renato e tia Jaque!!!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir

Obrigada por acompanhar o DivertLetras com a gente!
Sinta-se em casa para comentar, sugerir e opinar por aqui ;D

 
Layout de Giovana Joris